terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Quando a criança já pode dormir fora de casa?

No último fim de semana, uma amiga convidou meu pequeno pra dormir na casa dela, ela tem um filho quase da mesma idade e eles são amigos. Eu pensei: "Será que não está muito cedo para isso?" E se ele se acordar de madrugada? E se fizer xixi na cama? E se ele quiser voltar?




Já perdi a conta de quantas vezes ele já dormiu na casa da avó. Mas é diferente, desde bebê ele ficava por lá, aí acho que não vale, né? Na casa de alguém que ele não tenha tanta intimidade, cuja  rotina não é a que ele está acostumado, requer um pouco de preparo.


Qual será o momento certo? 


Pesquisando por aqui na internet, entendi que antes de tudo, a criança deve apresentar sinais de que está pronta para a "aventura". Não existe uma idade certa, pode variar entre 3 e 10 anos. Vai depender muito da autonomia que ela já possui. Alguns sinais:
  1 -  Já dorme sozinha em seu quarto em casa;
  2 - Vai ao banheiro sozinha;
  3 - Não depende mais dos pais para pegarem no sono;
  4 - Não faz xixi na cama;
  5 - Ela própria pede para ficar para dormir.

Se tudo indica que ela já está preparada, o estímulo é importante para desenvolver sua autonomia e independência. Claro que, antes de mais nada, ter a certeza de que a casa onde o pequeno vai dormir é segura e conhecer bem os pais são fatores imprescindíveis!

E se ainda não está no momento? A dica é  deixar o filhote passar algumas horas sozinhos na casa do amigo, como uma tarde brincando, por exemplo, antes de passar a noite. 

Bom, por aqui, acho que fiz certo em não deixá-lo ficar para dormir, já que ele ainda não "cumpriu todos os requisitos". Mas confesso que preciso soltá-lo mais um pouquinho. 


Fontes de pesquisa:
www.revistacrescer.globo.com
www.vilamulher.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto!