terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Cantinho de Estudo


Será que já está na hora de criar o cantinho para estudar? Acredito que a partir do momento em que a criança começa a trazer tarefinhas para casa, esse espaço é importante.

Aqui em casa atrasei um pouquinho. Na verdade, o cantinho até já existia, só que de uma forma meio improvisada.  O pequeno e eu sempre fazíamos naquelas mesinhas de plástico (que por sinal está pequena pra ele) na varanda. Como ele era a única criança, ficava fácil. Essa horinha já era sagrada, desligava a TV ou qualquer outra coisa que pudesse atrair sua atenção.

Neste ano, dois motivos me fizeram criar o local definitivo. O primeiro foi o fato de ele entrar no Jardim II, serie em que eles vão aprender a ler e a escrever, ou seja, necessidade maior de concentração. O segundo motivo
é que agora tem uma irmãzinha de de 1 ano de idade, que não para quieta, desbravadora de toda sala e varanda. Aí já viu...bagunça na certa e concentração zero!


Resolvi então comprar essas mesinha e cadeira aí acima e pus no quartinho dele. Não era bem o que eu tinha planejado - que incluía estante, gavetas e tudo o mais sob medida - já pensando na adolescência. Projeto pronto, mas dinheiro curto. Por isso foi  tudo bem simples e baratinho (comprado "on line"), porém ficou uma gracinha e acho que vai atender bem.

No final das contas, o tipo de mesa ou o lugar em si para fazer o dever de casa não é o mais importante. Segundo os especialistas, o que interessa mesmo é ter desde cedo uma rotina de estudo, ter o horário respeitado, procurar fazer sempre no mesmo local e que esse seja bem arejado, iluminado, silencioso e confortável.

No mais, esse momento deve ser de prazer entre mãe/pai e a criança. Para muita gente, por causa da correria diária, essa é a única horinha que consegue ficar com o filhote, dando atenção só pra ele. Então nada de desperdiçar, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto!