quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Seu filho não come carne?

A reclamação que mais ouvimos entre os pais é que o filho, quando chega numa determinada idade, não come, não gosta disso ou daquilo. Dificilmente, escuta-se de uma mãe de uma criança de cinco anos que ele come de tudo, conheço apenas alguns casos isolados!

Pois é, aqui em casa não foi diferente. Teve um tempo em que eu me orgulhava em dizer que meu pequeno comia de tudo, adorava sopa de legumes, feijão, inhame, etc. Mas isso durou pouco. Infelizmente, por mais que você se esforce bastante em lhes oferecer alimentos saudáveis e dar bons exemplos, a coisa não é tão fácil assim!

Imagem: www.paisefilhos.pt
Se foi assim com Luca (o primeiro filho), assim foi também com Isabela (a segunda). Sei que eles não são dos piores, afinal adoram frutas e não gostam de refrigerante (essa parte foi praticamente lavagem cerebral..hehehe). Bom, mas a novidade aqui é que a pequenininha resolveu que não come carne, de nenhum tipo - boi, frango e nem peixe. Logo ela, conhecida como "boa de boca". Já tentei de diversas maneiras: picadinha, moída... e a única que ela aceita é bem disfarçada numa sopa.

Mas até que ponto ingerir carne é importante? Será que substituindo por outro tipo de alimento está tudo resolvido? Ainda não deu tempo de conversar com a pediatra a respeito e sei também que isso pode ser até temporário, mas fui pesquisar!

Imagem: www.papodebar.com
O que sabemos é que, com o passar do tempo, a criança vai ficando naturalmente mais seletiva. Mas, segundo a matéria da nutricionista Patricia Smith, no site www.mundoovo.com.br, existem duas situações comprovadas em estudo que fazem a criança rejeitar a carne:

  • Preguiça de mastigar - a carne precisa estar moída ou processada para que ela aceite;
  • Experiência com engasgo - a criança fica com medo que aconteça novamente.

E por que é importante ingerir carne?

Basicamente por causa da proteína, do ferro (a carne é a maior fonte) e da vitamina B12 (muito importante na prevenção da anemia). Tanto o ferro como a proteína podem também ser encontrados em origem vegetal, porém os de origem animal são melhor absorvidos e aproveitados pelo organismo.  

Mas, enquanto o pequeno não aceita, tenho como substituir por outro alimento?

Sim. Apesar de a proteína ser melhor aproveitada quando é de origem animal, a velha dupla feijão com arroz pode ser uma grande fonte de proteína. Outros bons substitutos são: ovos (para piorar, a minha pequenininha também não aceita), leite e seus derivados e leguminosas.

Quanto ao ferro, boas opções são: ovo, feijão, lentilha, grão de bico, brócolis, couve, frutas secas, abóbora. Lembrando de sempre combinar com alimentos ricos em vitamina C (como laranja, limão ou abacaxi), para uma melhor absorção.

Uma boa dica que li, e vou tentar colocar em prática, é fazer bolinhos ou bolinhas de carne e deixar a criança comer com as próprias mãos, já que elas adoram e fica fácil de mastigar. Outra, que já faço por aqui, é disfarçar a carne moída no meio de outros alimentos (feijão, por exemplo). E ainda a alternativa da sopa - lembrando, porém, da importância da mastigação.

Bom, vou tentar as substituições. Se vocês tiverem alguma dica a mais, por favor, me diz aí, tá?

Beijos,
Mamãe Adri.



Fontes de pesquisa:
www.mundoovo.com.br
revistacrescer.globo.com











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto!