sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Seu bebê já caiu da cama ou do trocador?

imagem: personalbebe.com.br
 Essa semana vi na TV uma reportagem sobre bebês que caem do trocador. A sensação é horrível só de imaginar a cena. Mas o mais impressionante mesmo foi um vídeo que rolou na internet de um pai que, num impulso, consegue salvar o filho bem antes de uma provável queda.

O que pensar desses casos? Que os pais são negligentes? Em alguns casos até pode ser. Mas, acreditem, os bebês nos surpreendem. Eles evoluem rápido demais e, quando menos esperamos, está virando, sentando, andando...Até para quem está acostumado com cada movimento do baby no dia a dia, é pego de surpresa.

Portanto, nunca é demais ficar atenta, se seu filho ainda não fica em pé, não se acomode! Não deixe, por exemplo, o berço alto, de uma hora para outra ele vai se levantar! Eu, aliás, já tive duas experiências desastrosas aqui em casa, mesmo já sendo mãe de segunda viagem.

A primeira queda que a minha pequenininha levou foi por volta dos cinco meses. Nem todo mundo sabe desse acidente. O choque foi muito grande, na época fiquei sem coragem até de tocar no assunto (nem sequer contei para minha mãe). Mas, apesar disso, não foi nada grave. O que aconteceu foi que, num belo dia, eu estava a amamentando deitada na cama, como fazíamos de costume. Eu estava muito cansada, pelas noites maldormidas e tal, sem querer peguei no sono e, o improvável aconteceu: ela, que até então nunca tinha se virado, se virou e caiu da cama. Que susto! A sorte é que, nesse dia, a cama era uma bem baixinha que tinha no quarto, não a minha - poderia ser pior! Enfim, fiquei tão traumatizada que nunca mais amamentei nessa posição.

A segunda vez foi bem recente. Com 1 ano e  8 meses, já sabendo subir e descer da cama, poltrona ou sofá, levou novamente uma queda. Dessa vez, a altura foi maior. Havíamos acabado de chegar em casa e a coloquei em cima da minha cama, enquanto tirava meus próprios sapatos. Nesse momento, numa questão de segundos, ela tentou pegar alguma coisa que estava em cima da mesinha de cabeceira e pronto! Só ouvi o barulho.

imagem: www.mulher.uol.com.br

É terrível pensar que poderíamos ter evitado um acidente com nosso filho. Mas temos que lembrar que somos humanos, passíveis de erros e distrações. É claro que não dá para deixar o bebê numa caixa protegida como a da imagem acima. No entanto, de qualquer forma, para os mais "desligados", vale o alerta: um segundo pode fazer toda a diferença. Portanto, nada de deixar o bebê sozinho no trocador, por exemplo, para pegar a pomada que esqueceu porque "vai ser rapidinho"; ou não proteger as tomadas porque ele ainda não despertou para mexer nelas. É bom sempre lembrar que não sabemos do que nossos pequenos são capazes, a todo momento eles estão aprendendo algo ou desenvolvendo uma capacidade física nova. Sem falar na curiosidade que é cada vez mais aguçada a cada dia.

Eu aprendi a lição. Mesmo vendo que minha pequenininha já tem maturidade para certas coisas, algo diferente pode chamar sua atenção numa situação comum e sair do "script". Não pretendo ficar neurótica, mas todo cuidado é pouco! E como diz nossa pediatra: "os bebês não merecem confiança!"

Um beijo,
Adri.



Um comentário:

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto!