terça-feira, 5 de maio de 2015

Dia de chuva - cuidado com os pezinhos.

Quando é dia de judô na escola, o pequeno sempre volta de chinelos para casa caminhado (moramos perto do colégio). Um certo dia, como esse, caiu uma chuva daquelas quando ele fazia o caminho de volta com o pai. Logo em seguida, recebi um alerta da mãe de um amiguinho, Lara (que é médica), sobre a importância de não andar de chinelos ou descalço pela rua nos dias de chuva.

Ela me falou do risco de se contrair leptospirose, quando nossos pés entram em contato com a água das poças que se formam, que pode estar contaminada. Fiquei meio assustada, mas assim que ele chegou dei logo um banho.


Mas o que é a leptospirose?

A leptospirose é uma infecção aguda, causada por uma bactéria transmitida por diferentes espécies de animais (principalmente o rato). O contágio se dá através do contato direto do ser humano com a urina do animal infectado ou com a água contaminada por essa urina.


Lara Capiberibe, além de médica, é uma mãe super dedicada de dois meninos fofos. E, gentilmente, topou meu convite para responder umas perguntinhas sobre o assunto, esclarecendo e ajudando outras mamães leitoras do blog:

Filhos etc.: Como se contrai a doença? Qual a forma mais comum?

Lara Capiberibe: A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria que vive dentro do rato, assim como a dengue vive dentro do mosquito aedes aegypti. E, apesar de não causar doença nesses animais, para nós humanos é muito perigoso. O rato faz xixi no chão, ou no esgoto, e a bactéria sobrevive por muito tempo. Então, quando chove, a água espalha as bactérias que podem entrar pela pele íntegra, pelas mucosas, mas principalmente quando há ferimentos nos pés.

Filhos etc.: O que fazer se acharmos que houve esse contato?

Lara Capiberibe: A primeira coisa a fazer é lavar imediatamente os pés após o contato com água supostamente contaminada. Após uma ou duas semanas, aparecendo algum sintoma, procurar o pediatra.

Filhos etc.: A leptospirose pode matar?

Lara Capiberibe: Sim. Geralmente são sintomas inespecíficos, como dor no corpo, febre ou até mesmo sem sintomas. Mesmo em uma pessoa saudável, a forma grave pode ser desenvolvida, precisando até de tratamento em UTI.

Filhos etc.: Como podemos proteger as crianças? O uso de botas nos dias de chuva ajuda?

Lara Capiberibe: A prevenção é sempre o mais importante. Podemos fazer a nossa parte, usando calçado fechado em dias de chuva, evitando brincadeiras em poças de água da rua. Medidas de educação social como não deixar lixo nas calçadas fora do horário da coleta são fundamentais. Além disso, é importante também cobrar medidas públicas de controle dos ratos e de destino adequado de lixo para longe de locais habitados. Nas cidades grandes, a população de ratos é absurda, todos contaminados. O crescimento desordenado da cidade (dificultando a coleta de lixo) e a falta de saneamento básico fortalecem essa doença, aumentando muito o número de casos.



Gostaria de agradecer imensamente a Lara pelo tempo dedicado ao nosso blog. Agora, olha a gente aí no papo que foi bem descontraído com os pequenos na escola:


Detalhe para os pezinhos: Nada de chinelo no dia de chuva!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto!