Imaturidade ou distúrbio?
Meu pequeno mais velho, com cinco anos, vira e mexe, faz xixi na cama. Perto dos quatro, havíamos decidido tirar de vez a fralda noturna e...seja o que Deus quiser! Porém, coincidiu com o nascimento da pequenininha, então achamos melhor adiar esse processo, já que teríamos uma dose extra de trabalho nas madrugadas e também pra não inventar uma novidade bem na hora que ia chegar uma tão grande pra ele - a irmã.
Hoje, tem acontecido em média duas vezes na semana. Dá uma vontade danada de botar a fralda de volta, mas me controlo porque sei que quando tomamos uma decisão dessas não devemos voltar atrás. Foi assim também com a fralda diurna. Mas fico pensando, será que já não passou da idade?
Pesquisando sobre o assunto, descobri que há duas classificações para a enurese noturna (termo médico usado) acontecer: a PRIMÁRIA - quando a criança nunca teve esse controle durante o sono ainda; e a SECUNDÁRIA - quando ela, após seis meses já controlando, volta a urinar na cama. Essa segunda merece uma atenção especial. As causas variam bastante, desde sono pesado, baixa autoestima, até diabetes. O site www.semxixinacama.com.br dá ótimos esclarecimentos.
Após os cinco anos de idade, realmente devemos começar a prestar atenção. Pode ser simplesmente o amadurecimento lento da criança, mas pode ser também alguma doença que, o quanto antes diagnosticada, melhor. Mas algumas dicas podem ajudar:
- beber bastante água durante o dia e pouca à noite;
- evitar levar o filho pra dormir conosco, depois que faz xixi na cama. Isso pode funcionar como uma recompensa (eu fazia isso direto);
- ir ao banheiro antes de dormir;
- fazer um treinamento motivacional, como um calendário com sol desenhado nos dias que a cueca/calcinha amanhecer seca ou chuva quando amanhecer molhada (essa vou testar aqui em casa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre o assunto!