Todo mundo sabe que as roupinhas do bebê devem ser lavadas antes do uso. Mas até que idade isso é fundamental? Meus filhos hoje estão com 3 e (quase) 7 anos, e outro dia me peguei com essa dúvida, quando comprei uma roupa nova para o mais velho. Comecei a perguntar às pessoas sobre isso e as opiniões variavam; há quem ache um exagero para quem já não é mais um bebê e há também quem mantém esse hábito até na fase adulta. Eu, claro, fui pesquisar!
![]() |
Imagem: meu-bebe.com |
Na verdade, eu acreditava que o grande problema de não lavar as roupas quando se chegava em casa era o fato de elas estarem até então expostas à poeira e manuseio das pessoas na loja e na fábrica. Porém, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), pode haver várias substâncias tóxicas presentes nas roupas, como corantes, metais pesados como o chumbo e até pesticidas nas fibras de algodão. Tudo isso pode desencadear processo alérgico para quem tem predisposição.
Por isso, a SBP não só recomenda a lavagem antes do uso, como uma higienização com vários enxagues, a fim de eliminar ao máximo os resíduos químicos presentes no tecido. E ainda alerta que as peças mais estampadas e multicoloridas estão mais propensas a conter mais produtos danosos à saúde.
Pois então é isso, gente querida! Nada de vestir o pequeno com a roupinha direto da loja. Se eu tinha alguma dúvida, agora não tenho mais!
Um beijo em todos,
Adri.
p.s. Acompanhe as novidades de Filhos etc. no Facebook e Instagram (@filhos_etc)
Fonte de pesquisa:
EBC.com.br